top of page

Lançamento de Livros

R$ 30,00

NO REINO DA CARAPINHA

 

...o autor nos projeta no reino encantado da ficção infanto-juvenil. Nessa aventura envolvente, os heróis são adolescentes negros para os quais há motivação onomástica no processo de identificá-los; todos os nomes são sonoramente africanos: Oubi, Kaya, Kaiodê, Masai, Dandara, Odara, Kamau, Luandê, Loane, Zuma, Kalunga. Não faltam outros ingredientes do gênero como palavras mágicas onomatopaicas que servem para transportar de um lugar para outro, para livrar de um perigo; a vovó, depositária da tradição do saber ancestral africano oralmente transmitido às crianças; aventuras, brincadeiras diversas, sobretudo com as formas das letras, sugerem uma espécie de simbiose lúdica com o mistério das palavras, construído pelas formas das letras que as compõem; nesse reino e em suas aventuras, não faltam adivinhações que suscitam a curiosidade dos heróis infanto-juvenis. Nossos heróis são desafiados a resolver charadas e mistérios e o fazem com inteligência e com habilidade no uso da palavra, cujo poder mágico sintetiza no corpo os mistérios da existência; na vila, “tudo se faz em círculos, as notícias correm pelas palavras, pelo corpo, pelas memórias e pela ancestralidade de cada um” (p. 15)."

...

MEMÓRIA DOS MEUS CARVOEIROS

...romance que retrata a saga de uma família negra ampliada e os desafios do drama humano de existir no reino da branquitude. A memória é um gênero complexo, que costura dimensões diversas do processo de produção que inclui, dentre outros elementos, presenças (psicanalíticas?): sensações autônomas que nos seduzem e ganham o direito de nos (i)mobilizar; rendidos a elas, somos condenados a nos libertar por meio da escrita – memorial – que suscita associações e revivências: “tenho memória; logo, existo” (p. 19). O narrador, de forma oportuna, acrescenta que a lembrança tem também um discurso de subsolo (p. 45).

Parte da Apresentação do Prof. Paulo Sérgio de Proença (UNILAB - BA)

BEBERIBE MULTICOR

LIVRO 1 - O CIRCO MULTICOR

Autora - Lucelena Honorato e AUTOR

Ilustrador – Flavio Marcelo Pinto

 

RESUMO

Era uma vez um circo multicolorido, adornado de estrelas, fruto do amor, ideia de uma menina sonhadora. Um espaço de brincadeira, fascínio, música, dança, teatro, magia e de histórias. Espaço de meninos e meninas de todos os cantos que cantavam a alegria de ser quem são. Um Circo em movimento por um Movimento, que viajava de lugar em lugar, transformando, encantando e mostrando um novo modo de ver o mundo.

 

 

LIVRO 2 - OS SABERES DO BAÚ – PAI BAOBÁ E MÃE TATÃO

Autora - Maria Inês de Almeida

RESUMO

Pai Baobá encontrará na anciã da floresta Mãe Tatão, o caminho que desvenda os saberes guardados no Baú dos Ancestrais, para enfrentar as dificuldades de administrar os conflitos gerados pelas diferentes formas, estilos e modos de vida na sociedade das árvores de uma floresta e nas relações de convivência social.

 

LIVRO 3 - LEIZA – UM CONTO DE CABELOS

Autor - Renato Leonardo da Silva

RESUMO

Leiza tem cinco anos, pele negra e olhos da cor de mel. Adora brincar com suas bonecas brancas e admirar as meninas de cabelos lisos e loiros da TV. Com isso, decidiu modificar suas madeixas pintando-as com tinta amarela, mas o resultado não ficou bom. Então, sensibilizada por sua família e através das atividades na escola permitiu ter em seus cachos adereços diferentes os quais a fez sentir-se feliz. A partir de então, reconheceu que não seria necessário “lisar” ou pintar seus cabelos para ser linda e inteligente.

 

LIVRO 4 - ZAKI

Autor - Flávio Marcelo Barbosa Pinto

RESUMO

Zaki, negro menino da praia que gosta de brincar de pular corda e elástico. Prefere a companhia das meninas, pois elas se enfeitam, se pintam, usam saias que giram como cirandas e, quando andam, seus cabelos sacodem-se ao vento. Não gosta de jogar bola com os moleques, nem de estar entre eles, já que sofre violência por ser o mais preto de todos. Porém perpassa todos esses preconceitos quando ouve ao longe os batuques dos tambores, a cantoria e às ritmadas palmas da capoeira que dá vida à solitária calçada da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

LIVRO 5 - REFAZENDO O CAMINHO 

Autora – Soraia Colaço

RESUMO

O livro Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa história, diz respeito à minha, à sua e a história de tantos homens, mulheres, adolescentes, crianças desse país, os quais desconhecem suas raízes e precisam saber que a África é o berço da humanidade, pois há um elo que não se partiu com o “silêncio” sobre nós. O nosso desejo é que, após essa leitura, saiamos para o mundo com a alma liberta e cientes da luta da qual precisa ser travada, todos os dias, no combate ao racismo, à discriminação e às diversas violências cometidas contra nossos irmãos e irmãs afrodescendentes.

 

LIVRO 6 – A extraordinária historia do semeador de baobás

Autora – Sandra Haydée Petit 

Ilustradora - Kellynia Farias

RESUMO

Francisco um beberibense conhece um jovem da Guiné-Bissau em África. E numa visita o Guineense trouxe um fruto diferente a Cabacera, termo crioulo aqui no Brasil para o Baobá. A semente da múcua se pode comer e na medida em que a degustavam iam descartando-as pelo quintal e em poucos meses nasceu um pé de Baobá que se inclinou sobre à casa da família depois de tanto crescer. Então decidiu-se, replantar o Baobá na entrada de Beberibe. Porém nas primeiras semanas parecia triste e abatido, mas reergueu-se, levantando braços para o céu com estilo e majestosidade! Felizes, reuniram-se alguns vizinhos no por do sol e dançou-se ciranda em volta da árvore em sinal de alegria.  

  • White Facebook Icon

© 2023 por Adilbênia Machado. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page