top of page

CONVIDADAS E CONVIDADOS

SHEIK MODIBO DADIARRA

Conhecido como “Grand Papa”, o presidente de honra e fundador da Comunidade Madinatu Munawara Keur Baba Alima (C.M.M), uma associação caritativa, sem fins lucrativos, é liderança espiritual muçulmana e guardião das tradições religiosas africanas. Atua pela preservação do patrimônio espiritual e cultural do continente africano, promoção de direitos humanos, especialmente direitos de mulheres e crianças, diálogo interreligioso, solidariedade e paz no mundo. Como sacerdote e traditerapeuta trabalha pelo bem-estar e unidade das pessoas, famílias, comunidades e pela preservação do meio ambiente. Intelectual e escritor pan-africanista tem realizado inúmeras palestras no mundo sobre diversos temas relacionados história da escravidão, islã, oralidade, ritos e espiritualidade africanos e saúde em África. Uns de seus livros de sucesso é "O Menosprezo Ocidental, Lágrimas de Sangue - Contos e Contas da Escravidão".

​

​

BAS´ILELE MALOMALO

Diretor Executivo da Comunidade Madinatu Munawara Keur Baba Alima (C.M.M), Graduado em Filosofia e Teologia, é  doutor em Sociologia pela UNESP, estagiário pós-doutorado pelo Instituto da Biociência/Departamento de Educação/UNESP-Botucatu, docente e líder do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global / UNILAB/CNpq, pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN-Unesp), do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-Unesp), da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano/Brasil e expert  da plataforma Harmony with Nature/ONU e fundador do Instituto da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB).

​

DONA TOINHA (LIDERANÇA QUILOMBOLA)

Liderança do Quilombo Água Preta localizado em Tururu - CE. Filha de Antônia Celestino das Chagas e Antônio Lopes. Tem duas irmãs. É mãe de seis filhos. Tem oito netos e um bisneto.

Sua grande busca é o reconhecimento de sua identidade e de sua comunidade. Assim, luta pelo reconhecimento e valorização da cultura e da história quilombola, do povo negro. Assim como da espiritualidade oriunda das Religiões de Matriz Africana, pois acredita que na história, na cultura e na religiosidade é que se encontra a verdadeira identidade do povo negro e quilombola.

Acredita e defende o uso das plantas medicinais, dos remédios naturais. E diz bravamente: "O que eu quero mesmo é a liberdade do meu povo."

​

ANTÔNIO BISPO DOS SANTOS - NÊGO BISPO

Nasceu em 10/12/1959, no Vale do Rio Berlengas, antigo po - voado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI. É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo Saco -Curtume, localizado no município de São João do Piauí/PI, semiárido piauiense. Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é, atualmente, membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Foi presidente do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Francinópolis / PI e diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG/PI). Possui ensino fundamental completo e faz parte da primeira geração da família da sua mãe que teve acesso à alfabetização. Poeta, escritor intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos e poemas... 

Foi professor e mestre convidado do projeto Encontro de Saberes na Universidade de Brasília pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inscrução no Ensino Superior e na Pesquisa. É diretor do filme documentário O Jucá da Volta, produzido no ano de 2013 em parceria com o IPHAN, a Associação Comunitária do Quilombo Volta do Campo Grande e a Associação Filmes de Quintal.

​

​

​

​

FotoGrandPapa1.jpg
FotoBas1.jpg
IMG_5085.JPG
image.jpg
bottom of page